Variedades


Aqui tem: Artesanato, Decoração, Receitas Doces e Salgadas, Jardinagem, Natureza, Como fazer, PAP, Vendas, Encomendas e muito mais...
Vamos viajar comigo...

terça-feira, 11 de maio de 2010

DECOUPAGE - COMO FAZER?


O que é?

A técnica de découpage consiste na fixação de motivos de papel em objetos escolhidos, aos quais se aplicam várias camadas de verniz. São infinitas as possibilidades desta técnica. A palavra de origem francesa "découpage" (existe controvérsia) significa recortar gravuras de papel e com estas revestir superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido.


Existem dois períodos na prática da découpage. No primeiro período os produtores de peças tinham que se virar para aplicar os recortes e no acabamento um bom verniz sempre ajudava na proteção final. Com o aumento da utilização dos guardanapos houve a necessidade de produtos (colas especiais) para aplicação e proteção. Surge então o segundo período da découpage onde as colas especiais se tornaram produtos indispensáveis na elaboração de produtos de qualidade.

Passo 2


Características:

As figuras podem ser recortadas de papéis de várias gramaturas, guardanapos, adesivos e decalques. Os papéis mais utilizados são os importados da Itália e Austrália. Os papéis produzidos no Brasil têm textura diferente dos importados e apresentam figuras muito bem elaboradas, alguns assinados por artistas de renome.


Passo 3


Material básico:

- Peça ou objeto produzido em madeira ou MDF, lâmina de madeira (pinho), papelão paraná, tecido, vidro, porcelana ou cerâmica;

- Fundo sintético nivelador ou laca;

- Tinta PVA ou acrílica (os fabricantes de tintas recomendam o Esmalte sintético, principalmente à base d’água; Os artesãos utilizam PVA);

- Um bom pincel;

- Cola branca, Mod Podge, goma laca, termolina (Resina), Cola para découpage Mural ou gel para découpage;

- Massa Daiara e boleador para trabalhos em 3D;

- Papel especial para découpage, papel seda para découpage, guardanapo, decalque, adesivo e até recortes de papéis para presente. As cópias xerox são utilizadas, neste caso deve-se atentar aos direitos de arte e impressão. Uma opção interessante é a colagem de tecidos (usados normalmente na técnica Patchwork);

- Rolo de espuma ou rolete para découpage;

- Tesoura;

- Verniz à base d’água para proteção e acabamento final do produto;

- Lixa.


Passo 4

Como fazer:

Aplicar papel, papel pré-recortado, adesivo, selos, guardanapo ou decalque? Aplicar um guardanapo inteiro, folha inteira ou recortar a figura? O papel de seda importado da Itália tem uma textura um pouco mais firme que os guardanapos. Uma opção muito utilizada é o decalque (coloque o decalque em água e quando estiver solto encoste a folha base do decalque ao lado do local onde será aplicado, deslizando a figura para o lugar definitivo). Nunca se esqueça de verificar o tamanho exato da peça e confirmar se o recorte está de acordo com o porte da peça.


Os papéis utilizados devem estar impressos apenas em uma das faces e serem suficientemente espessos para suportar as camadas de verniz. Se a superfície trabalhada for de textura rugosa, ela deve ser polida com lixa média. Depois de aplicar uma camada de tinta, deixe secar durante algumas horas e, com lixa fina,faça um ligeiro polimento.


Depois, coloque os recortes escolhidos sobre a superfície do papel da forma que preferir. Quando aplicar recortes de folhas de papel, a aplicação não requer maiores cuidados e é só colar. No caso dos guardanapos você poderá optar por: utilizar o guardanapo inteiro, metade, um quarto ou recortar a figura. Como os guardanapos vêm com 3 folhas, descarte as 2 folhas brancas. Você oderá aplicar o guardanapo dando impressão de amassado ou liso sem bolhas. Esta é a grande vantagem dos guardanapos frente a outros materiais, devido sua porosidade ele se molda à peça, seja madeira ou principalmente tecido.


Depois da cola devidamente seca, aplique a primeira camada de verniz, passando o pincel sempre na mesma direção e deixe secar de um dia para o outro. Quando estiver seco aplique nova camada de verniz, desta vez, na outra direção. Mais uma vez deixe secar. Aplique o número suficiente de camadas de verniz até que as bordas dos recortes não sejam perceptíveis ao tato. (Soliarte/ Arteazul)



CLIC NA IMAGEM PARA DEIXA-LÁ MAIOR

Um comentário:

Beta disse...

Acho lindas essas coisas, mas não levo jeito nenhum para fazer...rs

bj

Google+ Followers

Vale e muito!!! Seja forte...