Variedades


Aqui tem: Artesanato, Decoração, Receitas Doces e Salgadas, Jardinagem, Natureza, Como fazer, PAP, Vendas, Encomendas e muito mais...
Vamos viajar comigo...

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Técnica do pingado

A técnica do pingado não é algo difícil e nem "coisa de outro mundo", facilita nossa vida porque não precisamos contar e nem recontar as distâncias e o local exato onde o motivo ficará. Basta apenas fazer as marcações como de costume, "pingar" os pontinhos no tecido e em seguida bordar. Caso você erre quando for pingar, é só usar outra cor diferente pra consertar e ao deixar na água por uns 5 minutos (ou mais minutos com trocas de água) toda tinta sairá fácil-fácil.
Depois de "pingar" o motivo no tecido (não precisa de nenhum papel especial) borde os motivos com as cores escolhidas (podem observar que não uso as indicadas na chave de cores). Após bordar, deixe numa vasilha com água (não precisa ser muita água, use o suficiente para cobrir o motivo por uns 5 minutos...nada de usar meio balde de água pra poucas coisas, o planeta Terra agradece!!!).
Depois do tempo estimado e que seu tecido não apresente manchas de tinta, retire o excesso da água sem espremer o trabalho e leve para enxugar no "varal" ou "corda", mas aqui chamamos de "arame"(cada região com suas manias). Aconselho depois de enxuto, que vocês passem a ferro pelo lado avesso para tirar as possíveis "quebras" ou "marcas" que ficam e comprometem nosso trabalho. Observem que bordei toda a faixa que para muitos, não serve mais. Quem não possui muita experiência, vai como dica passar cola mas extremidades do pano para não desfiar.(dannunes)

Nenhum comentário:

Google+ Followers

Vale e muito!!! Seja forte...