Variedades


Aqui tem: Artesanato, Decoração, Receitas Doces e Salgadas, Jardinagem, Natureza, Como fazer, PAP, Vendas, Encomendas e muito mais...
Vamos viajar comigo...

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Patchwork feito à mão

O patchwork ou trabalho com retalhos tradicional é costurado à mão e forrado com papel para reforçar as figuras. Mostramos aqui uma figura simples, em forma de estrela, criada com losangos, triângulos e quadrados.

Pode-se comprar os moldes prontos ou prepará-los; o importante é que sejam perfeitos, com lados regulares, porque o menor defeito nas peças cortadas pode causar problemas no momento de montar os retalhos. Os moldes perfurados são muito práticos. Escolha a estampa que preferir para os tecidos, mas é importante que todos tenham a mesma espessura e o mesmo tipo de fibra. Escolhemos uma combinação de tecido liso vermelho alaranjado, xadrez azul e branco e estampado azul e bege, com flores.

PODE-SE USAR O PATCHWORK PARA: coberta de poltrona • acolchoado infantil • casaco de inverno • jogo de mesa.

O melhor tecido tanto para o direito como para o forro de acolchoados de patchwork é o algodão puro.
Os pontos são dados sempre na direção de quem está costurando e convém usar um dedal para proteger o dedo que empurra a agulha. O número de pontos pode variar; o importante é que sejam regulares e pequenos. Alfinete o molde para manter firme o tecido e impedir que ele deslize ou enrugue ao ser costurado.
1- Com o estilete. recorte os moldes de forro no papel cuchê. Serão necessários 4 triângulos, 8 losangos e 4 quadrados para fazer um bloco completo.
2- Alfinete o molde sobre o avesso do tecido, ou sobre a parte da estampa que quiser usar. Ao cortar, sempre que possível, procure acompanhar o fio do tecido.
3- Com uma tesoura afiada, recorte todas as figuras do patchwork, deixando uma folga de 1cm, para a costura, à volta de cada um dos vários moldes.
4- Dobre a barra de tecido por cima de um dos lados do molde e alfinete. Enfie uma agulha, dê um nó na ponta da linha e alinhave, costurando juntos o tecido e o papel do molde.
5- Dobre a barra de tecido sobre o molde e continue alinhavando, cuidando para que os cantos fiquem bem dobrados. Dê um ponto a mais para prender os cantos dobrados e, alinhavado o último lado, deixe uma ponta de linha solta.
Retire os alfinetes. Faça o mesmo com todos os retalhos do motivo de estrela.
6- Tome dois losangos e junte dois dos lados de modo que as bordas coincidam perfeitamente. Enfie a linha da cor adequada na agulha, dê um nó na ponta da linha, e costure. Tome outra peça e continue costurando do mesmo modo, cuidando sempre para que os cantos coincidam e fiquem bem costurados. Arremate sempre que a linha acabar e recomece com outro fio, alguns pontos atrás, para garantir uma costura forte.
7- Ao completar um bloco, com todas as partes bem costuradas, vire o trabalho deixando o avesso para cima e cuidadosamente remova os alinhavos, sem desalinhar os retalhos. Depois, com cuidado, retire os moldes de papel.
8- Depois de retirar os moldes. sempre pelo avesso do bloco de retalhos, passe a ferro para abrir bem todas as dobras. Não se preocupe com o acabamento das peças cortadas porque o trabalho será forrado e o avesso ficará para dentro.(euamobiscuit)

2 comentários:

Anônimo disse...

achei esta colcha de casal belissima.ela esta para vender?gostaria de saber o preco

Anônimo disse...

achei esta colcha de casal belissima.ela esta para vender?gostaria de saber o preco

Google+ Followers

Vale e muito!!! Seja forte...