Este é o ANTES
Tem alguns defeitinhos que vão dar vida a esta técnica...
Vamos esperar o DEPOIS...
Chegou a hora da minha cabeceira dar vida... maridão não concordou com a cabeceira de estrado, nem de porta, então fiquei "parafusando" o que fazer? E na sexta-feira passamos em frente a uma loja de usados e vi uma cabeceira de cama, gostei, mas o marido ficou na dúvida só no final da tarde é que resolveu ficar, mas ainda na dúvida e eu firme. Hoje dia nublado, ventoso até garoa teve... tãnãnãnnnnn... fomos começar a trabalhar nela, primeiro passo lixar e tirar todo verniz quero branca com pátina e o medão de fazer e emporcalhar tudo, procura que procura, "pedi ajuda para amigas blogueiras" que já estão acostumadas com a técnica... mas a ajuda não veio!!! (pedi já a alguns dias)
Acabei achando este PAP e é o que vou fazer e seja o que Deus quiser e assim que aprontar posto aqui...
Quem também procura pela técnica espero que aproveitem...
Nesta cabeceira de cama foram aplicadas várias demãos finas de tinta até formar uma camada grossa e a cera apenas em pontos de maior relevo. Dessa maneira fica fácil retirar “lascas” de tinta e produzir um efeito bem natural.
Especialista em uma série de técnicas de pintura decorativa, Lucimara Scomparim hoje nos revela os segredos da Pátina Provençal: cobiçada, amada, admirada e que nunca sai de moda.
Típica de uma região do sul da França, a Pátina Provence, é também conhecida comopátina provençal. Móveis de madeira revestida com tinta branca e posteriormente desgastada dão charme, leveza e um certo romantismo à decoração.
Assim como outras técnicas de pintura especial, a pátina Provence ganhou com o tempo muitas variações, mas um de seus segredos está na aplicação da cera.
Como Fazer:
- Se o móvel for antigo ou usado, lixe o móvel com a lixa nº 100, e depois com a nº 150, para remover todos os resíduos antigos.
- Retire o pó e aplique por toda peça uma camada de seladora (diluída em thiner na proporção de 2 para 1). Deixe secar e passe a lixa nº 180.
- Aplique cera em pasta incolor apenas em algumas partes – os pontos que mais sofrem a ação do tempo, como cantos, puxadores, quinas…
- Usando um pincel macio, passe uma camada de tinta látex branca (diluída em 10% de água). Deixe secar por oito horas antes de começar o trabalho de desgastar com lixa.
- Passe a lixa nº 180 nos pontos onde houve aplicação da cera, para obter o efeito de tinta lascada. Para que a reprodução das lascas fique perfeita, na hora de lixar, faça movimentos em um único sentido. Encere toda a peça para impermeabilizá-la.
Dica: A seladora deve ser aplicada com uma “boneca de pano”, que é uma espécie de trouxinha de estopa encapada com um tecido macio que pode ser uma malha.
A diluição deve ser: duas partes de seladora para uma de thiner .
Após a secagem da seladora, é importante lixar muito bem. Use lixa para madeira nº 180.
Após a secagem da seladora, é importante lixar muito bem. Use lixa para madeira nº 180.
Lucimara Scomparim
Achei AQUI
11 comentários:
Oi, Graça
Estou aguardando o depois, então...
Obrigada por compartilhar conosco o seu achado! A solidariedade é uma atitude bem bacana mesmo!!!
Beijinhos carinhosos,
Tenho certeza que ficará linda!! Graça tem um produto ótimo para retirar toda esta camada de verniz sem muito esforço é o striptizi, eu usei na mesa aqui de casa e deu super certo, depois de retirar o verniz é só passar uma lixa de leve..bjokas e boa semana!
Oiii Graça minha flor, obrigada pelo carinho e já estou te seguindo viu, adorei tooodos os seus blogs, nossa vc tem muita força são tantos blog e mal to dando conta de um kkkkk vou me inteirar mais sobre todos viu...
Bom feriadão!
Xelim...='.'=!!!
O brigada pela visita em meu blog. Adorei o seu e ja estou te seguindo
bjs
Graça tenho certeza que vai ficar
lindo.Mais vou aguardando.
Obg por compartilhar
Bjs
Oi Graça!estava passando aqui em seu blog e vi o seu pedido.Não sei se vou ajudar,mas à algum tempo atrás,assisti um pap de pátina provençal na tv,só não lembro o programa e a artesã ensinava a pátina provençal,passando tinto cor chocolate embaixo e branco em cima,depois dava-se uma lixadinha leve em alguns cantos e onde se quisesse dar uma desgastada,ficou muito bonito.Não sei se te ajuda.Mas desde já boa sorte em sua empreitada.bjus
Olá, Graça!!
Sabe, eu não gostei do seu blog. EU ADOREI!!!
Senti como se estivesse em sua casa
tomando um café com vc.
Já estou a lhe seguir, e colocarei seu link no meu cantinho.
Sou professora aposentada e sempre gostei de artesanato. Mas, só agora posso me dedicar um pouco mais.
Minha filha também gosta, mas está sem muito tempo.Está estudando.
Uma boa semana prá vc!!
Bjs!!
As arteiras
Graça, querida!
Que achado!!
Estou curiosa para ver o resultado.
Mas... já sei que vai ficar muito lindo. Que bom compartilhar estas alegrias. Obrigada pelas dicas também.
Beijo no coração
Ei querida, obrigada pela visita...
volte sempre viu?
Vamos nos falando?
bjbj
irleyse
maniademozao
Oi Graça obrigada pela visita, amei seu cantinho, já estou te seguindo ficarei feliz se me seguires também.
Bjos...
ADOREI AQUELAS FLORZINHAS PRA FALAR A VERDADE SOU LOUCA POR ELAS, BJS
Postar um comentário